Resposta Rápida no WhatsApp para restaurantes: sugestões criativas

Quem é dono de restaurante, lanchonete ou qualquer outro food service sabe que ter uma resposta rápida no WhatsApp é de extrema importância para garantir o bom atendimento do cliente. Para que você aumente a sua taxa de conversão por meio deste dispositivo, a CLS trouxe algumas sugestões criativas para você.

Como deve saber, portanto, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas. Com o aplicativo, fica mais fácil se comunicar com os clientes, exibir seus produtos e serviços e responder a perguntas enquanto seus clientes fazem compras. 

“Mas o atendimento robotizado é bom?”

Sabemos que quanto mais humanizado e personalizado um atendimento for, melhor. Portanto, a ideia de criar uma resposta rápida no WhatsApp é que você não deixe o seu cliente esperando em um período em que você não está na frente do computador ou com o aparelho em mãos. 

Portanto, vamos levar as sugestões abaixo como um “impulso” para o início de uma conversa. Combinado? Veja as sugestões abaixo: 

*Obs: a resposta rápida no WhatsApp do seu restaurante pode ser personalizada com emojis e até mesmo alterar o ‘tom de voz’ do texto, por exemplo. Abaixo estão sugestões para te dar um insight. Combinado?

Inicie o atendimento

Envie uma mensagem automática já adiantando o pedido do seu cliente, perguntando se ele já sabe qual será o prato escolhido, endereço e outros dados que você precisa para dar andamento. Uma ideia pode ser:

“Olá! Seja bem-vindo ao [NOME DO ESTABELECIMENTO]! Que bom saber que você escolheu nossas opções para deixar o seu dia ainda mais saboroso. Você já sabe qual item do nosso cardápio vai querer? Caso já saiba, me envie a quantidade, o pedido, a forma de pagamento e o seu endereço. Assim já vamos agilizando por aqui”. 

Lembrando que é sempre importante que a mensagem pareça ter sido escrita especialmente para aquele cliente.

Envie o cardápio do seu estabelecimento

Outra resposta rápida no WhatsApp que gera bastante resultado, por exemplo, é o envio do seu cardápio online. Caso o cliente esteja com dúvidas relacionadas aos valores ou itens inclusos, o cardápio já vai sanar estes pequenos problemas. 

“Olá! Como vai? Vou aproveitar que você me chamou aqui e te enviar o nosso cardápio, assim você pode ver todas as opções, escolher o seu item favorito ou até complementar o pedido de hoje! Acesse aqui: [INCLUIR O LINK!]

Está gostando das dicas para Resposta Rápida no WhatsApp?

Datas comemorativas e promoções 

É comum que em feriados, datas comemorativas ou ocasiões especiais os pedidos aumentem aí no seu estabelecimento, por exemplo. Por isso, a maioria dos restaurantes realizam promoções ou preços especiais para aquela data. Incluir isso na resposta rápida no WhatsApp pode ser uma ótima pedida! Veja uma sugestão:

“Olá! Tudo bem? Que ótimo que você vai aproveitar esse [NOME DO FERIADO] em casa saboreando uma das nossas opções. Como sabemos que hoje é um dia especial, temos um desconto diferenciado para você. 

[EXPLICAR O DESCONTO]. 

Como agendar Resposta Rápida no WhatsApp?

Contudo, se você ainda não experimentou e não sabe programar a resposta rápida no WhatsApp, acesse este link do próprio app que ele vai te ensinar o passo a passo com um vídeo autoexplicativo muito bom

Como trazer os clientes do delivery para o salão (os restaurantes concorrentes estão querendo o seu cliente)

Vacinas aprovadas, número de mortes caindo e uma possível reabertura econômica completa já pode ser vista como uma luz no fim deste túnel chamado “pandemia do coronavírus”. Agora que você fidelizou clientes por meio do seu app de delivery e das suas redes sociais, o desafio da vez é levar este público ao salão do seu estabelecimento. 

Vale lembrar que enquanto você não está pensando nisso – ou até mesmo achando que “está cedo demais para pensar em tais ações” – tenho certeza de que o seu concorrente já está traçando estratégias. Não só ele, aliás, mas todos os novos empreendedores que estavam esperando este momento de reabertura para investir no ramo da alimentação. 

Vamos ser mais felizes pós-coronavírus! 

Especialistas afirmam que após a pandemia da Covid-19, o mundo viverá uma onda de felicidade que não é vista há muito tempo. O motivo? As pessoas poderão fazer coisas simples que estavam “proibidas” e “desaconselhadas”, entre elas: ir ao seu restaurante preferido!

Como trazer os clientes do delivery para o salão? 

Muito além do estilo gastronômico de preferência do cliente, a relação entre o preço e qualidade e a localização do seu estabelecimento, há alguns pontos muito importantes para você ter ação. Veja abaixo:

Mostrar limpeza, comprometimento e organização

A pandemia ainda não acabou, mas mesmo quando ela terminar, as pessoas continuarão muito preocupadas com a limpeza, higienização e distanciamento. Portanto, é algo que você ainda precisará se preocupar. Não mais por conta da disseminação de um vírus, mas pela segurança inconsciente do seu cliente. Poste nas suas redes sociais um ambiente limpo, com mesas mais espaçadas e álcool em vários pontos.

Trazer clientes do delivery para o salão é uma conquista importante para o seu estabelecimento!

Preços especiais e cardápio diferenciado para o presencial 

Já aconteceu com você de querer pedir um prato muito gostoso e especial do seu restaurante favorito e, ao entrar no app, a opção estar indisponível para o delivery? Pois é… Isso, muitas vezes, é um gatilho para o cliente ir visitar o seu estabelecimento. Se essa ação ainda for aliada a um preço promocional para o cardápio presencial, a chance de sucesso é ainda maior! 

Uma outra dica muito legal que pode instigar seus clientes é escolher um dia e fazer pratos especiais e diferenciados, que só estarão disponíveis naquele dia da semana. Isso pode criar uma relação com o seu público. 

Experiência diferenciada

Não é muito bom, por exemplo, quando você vai a um estabelecimento esperando um atendimento normal e é surpreendido? Os restaurantes, por muitas vezes, contam com este trunfo: a maioria dos clientes vão esperando um atendimento comum e um prato ótimo. Mas se elas recebem um prato ótimo e um atendimento ainda melhor, a chance de retorno é ainda maior. Invista em mimos para os clientes, em itens de proteção contra o Covid-19, lembranças de “boas-vindas”. 

Dica bônus: opiniões de outros clientes

Sabemos que os seres humanos são influenciados, mesmo que sem perceber, pela opinião de outras pessoas. Portanto, uma sugestão é apostar em avaliações positivas na internet, como Facebook, Google Meu Negócios, TripAdvisor e mais. Que tal, portanto, ao final do atendimento, oferecer um cartão de desconto para a próxima compra com um QR Code incluso solicitando uma avaliação? Neste caso, todos saem ganhando: o restaurante, por ter uma avaliação positiva e uma chance maior do cliente voltar; e o cliente, que ganha um desconto para a próxima compra!

Dicas para Garçons: o que mudar no atendimento por conta da pandemia?

Durante a pandemia do coronavírus, muitas profissões mudaram e evoluíram. Esse é o caso dos garçons, que trabalham predominantemente com atendimento ao público. Portanto, nossa equipe separou algumas dicas para garçons e fazer com que os profissionais e clientes se sintam ainda mais seguros. 

Especialistas em higiene e infectologistas afirmam que há um conjunto de ações que estes profissionais devem sempre estar atentos. Muito além de um ambiente elegante, aconchegante e de um prato saboroso… O espaço e o garçom precisam, por exemplo, demonstrar higiene e respeito às normas divulgadas por órgãos sérios e competentes. 

A evolução do trabalho: veja dicas para garçons

O garçom, contudo, é o primeiro contato que o cliente terá no restaurante, e na maioria das vezes o único. Por isso, é muito importante que sejam treinados e capacitados para atender prontamente o cliente, sempre com muita atenção às medidas de biossegurança do restaurante.

É importante que ele se antecipe aos questionamentos que o cliente possa ter referente à higienização, uso de álcool em gel, etc. Lembre-se: garçons bem treinados fidelizam muito facilmente o cliente.

O que fazer quando o cliente chega?

Muitas pessoas ficaram por mais de um ano sem ir a um restaurante e, portanto, é comum que estejam minimamente receosas e com medo, mesmo querendo, por exemplo, estarem naquele local.

O garçom deve, por exemplo, recepcionar os clientes e se possível apresentar os cuidados que o estabelecimento está tendo com a prevenção do coronavírus. É bacana informar os clientes logo na chegada os seguintes pontos:

  • Informar onde estão dispostos os displays de álcool em gel; 
  • Se a equipe estiver trabalhando de forma reduzida, informe isso ao cliente para que ele perceba que não há aglomerações;
  • Informe que o local é higienizado mais do que uma vez ao dia; 
  • Se o restaurante oferecer os propés descartáveis, mostre aos clientes como utilizar e onde ficam;
  • Explique como é feita a higienização das mesas, cadeiras, cardápios e outros itens;
  • Informe o número de clientes que o restaurante é capaz de receber e quantos por cento estão recebendo a menos; 
  • Mostre que há mesas que não serão ocupadas por conta do distanciamento social; 
  • Para a sua segurança e para a segurança do cliente, mostre como utilizar o aferidor de temperatura; 
  • Se coloque à disposição para qualquer informação adicional.

Investimento em treinamento para garçons

Não caia no erro de encarar despesas com treinamento de colaboradores como gastos, muito menos como algo desnecessário. Profissionais capazes e atentos às mudanças do mercado são um diferencial em qualquer empresa. Ainda mais, por exemplo, no ramo de serviços de alimentação em meio a uma pandemia.

É de extrema importância que todos os garçons e colaboradores estejam “na mesma página”, com as mesmas informações na ponta da língua. 

Segurança no trabalho durante a pandemia: veja as dicas para garçons

Boas maneiras

Os garçons são, de certa forma, a “cara” do restaurante e, por isso, precisam ser um “modelo”. Estes colaboradores precisam utilizar, por exemplo, de acordo com as normas de segurança divulgadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), máscaras e face shield, além de ficar a pelo menos 1,5 metros de distância do cliente. 

Higiene pessoal

Não é porque os clientes não estão vendo que os profissionais podem fugir das regras. Uma das dicas para garçons mais importantes é estar sempre com a higiene em dia. Com isso, por exemplo, o profissional não vai colocar em risco a sua saúde e nem a saúde de clientes e de colegas.

  • Ao chegar no trabalho, caso venha de transporte público e/ou tenha contato com outras pessoas, troque de roupa; 
  • Deixe o sapato em uma área reservada e opte, por exemplo, por ter um calçado apenas para usar dentro do restaurante ou use propés; 
  • Use álcool em gel com frequência, mesmo após tocar em cardápios, maquininhas de cartão, dinheiro ou canetas; 
  • Retire a máscara do rosto de maneira correta.

Além disso, faz parte do trabalho dos garçons que o uniforme esteja sempre impecavelmente limpo e bem passado, por exemplo. Contudo, as unhas, cabelos e barba sempre limpos e aparados. Um garçom jamais deve passar um ar de desleixo, pois será imediatamente ligado ao restaurante.